Ler significa reler, compreender e interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor.
.

domingo, 19 de julho de 2009

DISSERTAÇÃO - 1ª Parte

Sabe por que se cobra a dissertação? Para avaliar se o aluno tem domínio da língua, consegue refletir sobre um assunto, sabe juntar informações soltas e expressar sua opinião.
É muito fácil produzir uma dissertação, por exemplo: Você já tentou convencer sua mãe de que já tem idade para fazer alguma coisa? A dissertação é parecida. Você usa argumentos para convencer o seu leitor sobre determinado assunto.
Argumentos são ideias sobre algum assunto. Uma boa argumentação acontece quando esses argumentos têm uma ligação entre si, e vão encaminhando o leitor para onde se quer chegar: a opinião.
É muito importante saber onde você quer chegar ANTES de começar a escrever. Numa dissertação, por exemplo, isso faz com que todo o seu texto funcione para comprovar sua conclusão.
Para deixar a sua dissertação mais formal, tente não usar a 1ª pessoa do singular ("EU ACHO"). Você pode usar a 3ª ("DEVE-SE BUSCAR SOLUÇÕES") OU 1ª pessoa do plural ("DEVEMOS BUSCAR").
Quando você escreve um texto, você precisa combinar bem as coisas, para o texto ser coerente. Se você diz uma coisa e, mais na frente, afirma o oposto, você está sendo incoerente.
Você até pode apresentar uma ideia diferente da que você está defendendo (ou uma ressalva), desde que seja para fortalecer o seu argumento.
Nas suas dissertações, as generalizações podem prejudicar o seu texto. Dizer que "a população inteira sabe" é errado, pois você não conhece todas as pessoas do mundo e alguém pode não saber aquilo.
A verossimilhança é que faz aquele texto ser plausível, mesmo que a história se passe na Lua. Todas as escolhas devem contribuir para que se possa acreditar no que você escreve. Cuidado para não escrever em círculos. Não fique se repetindo. Tente, a cada frase ou parágrafo, escrever uma nova ideia ou situação.

Fique atento, nos próximos dias mais dicas sobre dissertação.

Nenhum comentário: