Ler significa reler, compreender e interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor.
.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Preparação para a produção

Seu exercício como escritor será criar uma história base : é a situação a partir da qual você escreve um conto, uma novela, um romance, um filme.

Exemplo?

Líder de grupo de combate quer sair do campo de batalha para cuidar da família. 15 palavras e, conforme você for respondendo às perguntas de enredo essa história vai tomando forma. escrita em, no máximo, três linhas.

Só três linhas??? Você deve estar se perguntando como colocar tudo o que deseja contar em
três linhas.

Veja, por exemplo, a aplicação do método Autoria na definição da história de “Senhora”, de José de Alencar:

Moça pobre herda grande herança e resolve comprar o ex-namorado, que a havia trocado por mulher mais rica.
ou

Rapaz ambicioso aceita proposta para casar com mulher rica, sem saber que a noiva é mulher que ele amava, com quem rompeu por ela ser pobre.

* Pense em uma situação que poderia acontecer no Rio de Janeiro, com gente que vive lá, enfrentando problemas, resolvendo coisas, sonhando alto...
* Defina em três linhas essa história. Três linhas são 80 palavras ou 350 caracteres. Pode ser inclusive uma história que você leu no jornal, viu na televisão, ouviu no rádio.
* Na Narrativa (Tramas), num primeiro momento, você escreverá um rascunho com pontos básicos como personagens e locais onde a história se passa.

Responda as questões e ficará fácil criar a sua narrativa:

Em que lugar se passa a história?; Em que época se passa?; Quem participa da história (2 ou 3 personagens) Dê nomes e diga quem são ou o que fazem.; Em que lugares os personagens circulam?; Qual é o objetivo do personagem principal? O que ele quer?; Existe algum problema, disputa ou mistério?; Qual o título da história?

Envie por e-mail para joselhalessa@bol.com.br

2 comentários:

ana aparecida disse...

JOSSELHA VC É 10!

BEIJÃO

ANA APARECIDA MARTINS

Anônimo disse...

Joselha vc é 10!

Beijão!!!