Ler significa reler, compreender e interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor.
.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Produção de Texto

PROCURA-SE PAULA

Eu e você, no Terraço Itália, 7 de julho de 1994, São Paulo.
Eu, europeu, estava passando alguns dias no Brasil.
Você, brasileira, estava promovendo uma marca de whisky.
Eu, e você, no dia seguinte, passamos algumas horas no Parque Ibirapuera.
Eu, 23 anos.
Você, 18.
Você me deu seu telefone.
Eu, infelizmente, perdi.
Eu, só após 4 longos anos, pude fazer este anúncio.
Você, mande sua foto dizendo o nome do hotel em que me hospedei, para Caixa Postal 10.986
CEP 04010-970 – São Paulo – SP
Eu estou esperando você.
Folha de São Paulo

Os fatos presentes nessa notícia constituem a matéria-prima do texto que você irá criar. Todo escritor, ao escrever uma história (conto, romance, novela, telenovela, etc.) parte dos fatos. A seguir, ele os amplia por meio:
• da caracterização física e psicológica das personagens
• da fala das personagens
• da descrição do ambiente
• da escolha do foco narrativo
• da definição do conflito
• da seleção e ordenação dos fatos.
Agora escreva uma história com base nos fatos apresentados pela notícia acima e envie por e-mail para joselhalessa@bol.com.br

Um comentário:

Letícia Santos disse...

oieeeeee profa......

parabéns! adorei o blog....



Tah maneiro! Super criativo.........






te adoro!


bjão!